Quem foi Gerald Gardner?

Gerald Brosseau Gardner é muitas vezes referido como o ‘Pai da Bruxaria Moderna’. Depois da abolição das últimas leis sobre a Bruxaria no início da década de 50, Gardner publicou o seu clássico Witchcraft Today, que trouxe o ‘Culto das Bruxas’, como era por ele chamado, ao seio público.

Nasceu em Blundellands, perto de Liverpool, na Inglaterra, em 13 de junho de 1884.
Ele era o segundo de três filhos, e sofreu tremendamente com asma quando era pequeno.
Para poder aliviar o seu estado clínico, sua enfermeira Josephine "Com" McCombie convenceu os seus pais a autorizar que Gardner viaja-se com ela através da Europa no Inverno.

Lá, ele conseguiu seu primeiro emprego em uma plantação de chá. Mais tarde, veio a trabalhar em Bornéu na Malásia.
Enquanto esteve no extremo Oriente, Gardner dedicou-se a conhecer os antigos e as suas crenças espirituais, os quais o influenciaram, muito mais que doutrinas e credos de origem cristã.
Entre 1923 e 1936, Gardner foi contratado pelo governo britânico no Extremo Oriente, como inspetor de plantações de borracha, oficial de alfândega e inspetor de estabelecimento de ópio.
Com a borracha ele ganhou bastante dinheiro podendo assim investir no seu passatempo - a arqueologia.

Em 1927, Gardner casa-se com Donna, inglesa, com qual retorna a Inglaterra depois de ter-se reformado dos serviços prestados ao governo britânico em 1936.
Na Inglaterra antes da segunda guerra mundial, conhece algumas pessoas que o introduziram na bruxaria.
Ele e sua esposa viveram na região de New Forest, onde Gardner se envolveu com a Sociedade de Crotona, um grupo oculto de co-maçons.

Em 1952, juntamente com a sua mulher Donna, mudou-se para a Ilha de Man e tornou-se no ‘Bruxo residente’ do Museu da Bruxaria de Cecil Williamson. Por fim, em 1954, Gardner comprou o museu a Cecil.
Em 1959, publica a A Bruxaria Hoje (WitchCraft Today). Em 1959 ele editou o seu último livro.







Gerald Brosseau Gardner faleceu na manhã de 12 de fevereiro de 1964 a bordo do barco The Scottish Prince whilst quando regressava das férias de Inverno em climas mais quentes.


Gardner reergueu a Bruxaria Wicca (principal caminho Neo-Pagão da atualidade) ser reconhecida como uma legítima Religião , e tendo feito apenas algumas atualizações e adaptações na "Antiga Religião" ao mundo moderno para isto.

Livros publicados

High Magic’s Aid (1949)
Não foi publicado no Brasil.
Witchcraft Today (1951)
No Brasil foi publicado com o nome Bruxaria Hoje.
Meaning of Witchcraft (1959)
No Brasil foi publicado com o nome Significado da Bruxaria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não? Quer acrescentar algo? Comente!!!